Nos dias 27 e 28 de setembro/2016 foi realizada a V Semana da Cultura com o tema Nise da Silveira, evento organizado e realizado pela Pró-Reitoria Estudantil-PROEST com a colaboração dos discentes da Uncisal.
A razão principal da existência de uma Universidade é a geração e a disseminação do saber. É neste intuito que a Uncisal se voltou para a figura mítica de Nise da Silveira, médica, alagoana que revolucionou a abordagem terapêutica da loucura na época em que a assistência em saúde mental era oferecida nos Manicômios e Hospitais Psiquiátricos, por meio de técnicas severas e desumanas com pessoas em sofrimentos mentais. Mulher, pequena no físico, mas gigante no desempenho da arte médica, é uma das maiores expressões da psiquiatria brasileira, utilizou-se da arte e da cultura, para humanizar a assistência e aproximar a família, propondo um tratamento vinculado ao afeto e às potencialidades dessas pessoas.
Houve palestras, mesa redonda, exposições da camisa de força, do aparelho de eletrochoque (Eletroconvulsoterapia), de pinturas em telas, artes feitas em origami/ tecido/ jornal, elaborados por pacientes do Hospital Escola Portugal Ramalho, exibição dos filmes Nise – O coração da Loucura e Ana Bela – A princesa de Gales (gravado por profissionais do Hospital Escola Portugal Ramalho/ discentes da Uncisal), apresentação musical do discente Williams Moura de Araujo e entrega da premiação do Concurso Crônica Nise da Silveira aos discentes: Bárbara Luana de Almeida Silva (1º lugar), seguida por José Júnior Bezerra da Silva, Jean Kleyton Isidoro dos Santos e Berkmis Viana Santos.