Ações do NAPS/PROEST para 2018

A vulnerabilidade e o bem-estar psicológico dos estudantes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas são os focos de interesse da Pró-Reitoria Estudantil (PROEST) e do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social (NAPS). A equipe do NAPS que, ao longo dos anos, fez e permanece fazendo, uma escuta sistemática destes estudantes apresentou esta vulnerabilidade a partir de distintos aspectos: estruturas pedagógicas, qualidade de vida, relações interpessoais, estruturas de personalidade, condições socioeconômicas, gênero, relações raciais, jogos de poder, entre outras. Até o presente, estas demandas estudantis eram assistidas de forma individual e a partir de uma demanda espontânea.

É interesse da Pró-Reitoria Estudantil que um maior número de estudantes seja assistido e que a intervenção seja feita de forma preventiva, ampliando este modelo assistencial individual que vinha sendo praticado até então. Nesta perspectiva, além do atendimento que a equipe de psicologia prestará a demanda voluntária de alunos, também ocorrerão oficinas, rodas de conversa, palestras e grupos de encontro com temas relacionados a estas condições de vulnerabilidade que podem contribuir para o adoecimento psíquico do corpo discente desta universidade.

Profissionais responsáveis pelos eixos de trabalho:

ACOLHIMENTO – Mônica Ticiana Laranjeiras Gama

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL –  Roseane L. S. Raposô

ORIENTAÇÃO À APRENDIZAGEM – Roseane L. S. Raposô

PREPARAÇÃO PARA O ESTÁGIO CURRICULAR, ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR E ENCERRAMENTO DO CURSO – Ana Paula Monteiro Rêgo

PLANEJAMENTO DE CARREIRA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A VIDA PROFISSIONAL – Kátia Regina dos Santos Silva

CRONOGRAMAS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2018:

Cronograma de rodas de conversa

As atividades servirão como carga horária extracurricular, contudo a soma será realizada após o término das ações do segundo semestre.

Inscrições na PROEST!

Informações:

E-mail: proest@uncisal.edu.br

MARCAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES PARA DISCENTES:

Horário para marcação de consultas:

Segunda-feira de 08 às 18 horas

Quarta-feira de 18 às 20 horas