Recredenciamento Uncisal

O ano começa com boas notícias para a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A instituição foi recredenciada como universidade pelo Conselho Estadual de Educação de Alagoas (CEE/AL), em regime de colaboração com o Ministério da Educação (MEC), após passar por inspeção de avaliadores externos. O período analisado compreende o espaço de tempo entre os anos de 2011 e 2017.

Conforme resolução 649/2018 do CEE/AL, a Uncisal recebeu o conceito institucional 3, o que garante a continuidade de suas atividades. A nota recebida por uma instituição de ensino superior pode variar entre 1 e 5, de acordo com os critérios técnicos.

A pedagoga Maisa Gomes Brandão Kullok, assessora da Reitoria, explica que o processo de recredenciamento é natural nas instituições de ensino superior e acontece com periodicidade definida, para que o Ministério da Educação possa avaliar a qualidade do ensino ofertado no país.

“A Uncisal foi credenciada como universidade no ano de 2005 e passou pelo seu primeiro processo de recredenciamento em 2011. Foi analisado o período de 2006 a 2010. Nesse recredenciamento, a instituição obteve nota 4. Em 2018, houve um novo ciclo de recredenciamento, que avaliou de 2011 a 2017”, ressalta Kullok.

De acordo com ela, o próximo processo de recredenciamento deve acontecer no ano de 2021, compreendendo o período de 2018 a 2021. “A Uncisal está com a mesma média da maior parte das universidades do estado. Mas, nossos esforços serão no sentido de elevar esse conceito até o próximo ciclo”, concluiu.

CONCEITO INSTITUCIONAL

O “conceito institucional” é resultante dos processos de recredenciamento e tem como parâmetro a avaliação in loco, por meio de docentes externos designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).