Oficinas do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social

Orientação Profissional: Esse é o curso que eu quero?

Facilitadora: Roseane Raposo – Psicóloga do NAPS/UNCISAL. Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial.

Datas: 11/03, 18/03, 25/03, 01/04, 08/04, 15/04

Horário: 14h às 15h

Descrição: Contribuir para consolidação da escolha profissional, promovendo o autoconhecimento para superação de conflitos e ampliação da compreensão de seu curso. Assim, a oficina visa facilitar a construção da identidade profissional entre os estudantes para o fortalecimento de sua carreira.

 

Estratégias de Aprendizagem: Aprender a Aprender

Facilitadora: Roseane Raposo – Psicóloga do NAPS/UNCISAL. Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial.

Datas: 11/03, 18/03, 25/03, 01/04, 08/04, 15/04

Horário: 17h às 18h

Descrição: Visa facilitar a integração ao contexto acadêmico, fortalecendo potenciais pessoais e apresentando métodos para otimização e organização do tempo e das maneiras de estudar. Portanto, a oficina pretende contribuir para minimização das possíveis dificuldades de aprendizagem que surgem no desenvolvimento acadêmico, reduzindo o risco de reprovações e desistências.

 

Planejamento de Carreira e Desenvolvimento de Competências Para a Vida Profissional

Facilitadora: Kátia Regina dos Santos Silva – Psicóloga do NAPS/ UNCISAL. Mestra em Educação; Especialista em Psicopedagogia e Educação Tecnológica.

Datas: 11/03, 18/03, 25/03, 01/04, 08/04, 15/04

Horário: 12h às 13h

Descrição: A evasão no ensino superior, a troca de cursos, a falta de motivação, a insatisfação profissional, a falta de identificação e, até mesmo, a desistência da profissão, podem refletir a ausência de orientação profissional e planejamento de carreira. Nesse aspecto, a oficina tem por objetivo oferecer subsídios para o planejamento de carreira mediante a orientação da trajetória acadêmica e da orientação da futura carreira profissional como forma de promover o desenvolvimento de competências para sua realização.

 

Práticas Integrativas e Complementares: Meditação

Facilitadora: Florice Pereira de Oliveira – Terapeuta Integrativa com formação em Constelação Integrativa Individual, Massoterapia, Massagem Ayurvédica, Reiki, Florais de Bach e PNL.

Horário: 13:30 às 14:30. Todas as quartas-feiras, durante todo o semestre de 2019.1.

Local: Laboratório de cinesiologia

Descrição: A meditação é uma técnica milenar que foi reconhecida em março de 2017, pelo Ministério da Saúde, como Prática Integrativa, passando a ser um dos serviços oferecidos pelo SUS.

Ela atua principalmente como ferramenta de autoconhecimento das emoções para tomada de consciência de estados mentais, auxiliando na prevenção da saúde a partir do controle do estresse, da hipertensão arterial, da ansiedade, do humor, da dor crônica etc.

 

Oficina de Autoconhecimento: Encontros terapêuticos

Facilitadora: Tereza Cristina Barros Ribeiro – Psicóloga; Psicoterapeuta; Especialista em clínica psicanalítica;Terapeuta holística com formação em Hatha Yoga.

Datas: 12/03, 19/03, 26/03, 02/04, 09/04, 16/04.

Horário: 14h às 16h

Descrição: O encontro terapêutico surge como uma proposta de facilitação da expressão de afetos mediante a escuta terapêutica, a criação de espaços vivenciais para promoção da saúde e o desenvolvimento humano de maneira multidimensional. Em sua proposta metodológica serão utilizados recursos terapêuticos como músicas, narrativas literárias, narrativas mitológicas e poesias.