PROGRAMAS

Programa de Acolhimento

É um modelo baseado no acolhimento humanizado para os alunos ingressantes na UNCISAL.

A PROEST pensa ser fundamental que estes novos alunos se sintam acolhidos individual e coletivamente, que entendam todo o funcionamento do campus em suas vertentes administrativas e pedagógicas e possam ter os primeiros contatos com os gestores, coordenadores de cursos, professores e seus colegas veteranos.

 

Programa de Inclusão Digital – P.I.D. – Em processo de reativação

Inclusão Digital ou Infoinclusão é um programa de desenvolvimento da Pró-Reitoria Estudantil e é a democratização do acesso às tecnologias da informação, de forma a permitir a inserção de todos os alunos da UNCISAL na sociedade da informação.

Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de alunos de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), voltando-se  também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para todos os alunos.

Dois novos conceitos são incorporados às políticas de inclusão digital: a acessibilidade de todos às TIC e a competência de uso das tecnologias na sociedade da informação. Dentro dessa perspectiva a PROEST  busca o desenvolvimento de ações diversas, junto a GTIN e à biblioteca, visando a inclusão digital como parte da visão de sociedade inclusiva.

 

Programa Institucional de Nivelamento – P.I.N.

Com o intuito de superar as dificuldades de aprendizagem trazidas do ensino médio pelo grande número de alunos ingressantes nesta Universidade, a UNCISAL, através da PROEST, está oferecendo por meio de troca de conhecimentos entre alunos veteranos, cursos de nivelamento em: Português, Química, Biologia, Matemática, Física e Inglês.

Este programa é incluído como Programa de Desenvolvimento e Integração Acadêmica e tem como características: ser gratuito e não obrigatório; consta como Atividades Complementares onde o aluno\professor é incluído no grupo I e o participante no Grupo II; as aulas são ministradas na primeira semana do 1º e 2° semestre. Acontece nos horários de 18h:30 às 20h00. É uma ação institucional que consta no CALENDÁRIO ACADÊMICO.

 

Programa de Desenvolvimento de Práticas Esportivas – P.D.Es

As práticas esportivas notadamente contribuem para a formação, desenvolvimento físico, intelectual e psíquico do ser humano. Propicia através do esforço muscular a melhora física, criando hábitos e espíritos competitivos saudáveis, assegurando a integralização ampla do desenvolvimento, além de divertir e entreter.

Claro está que o corpo discente desta universidade não tinha o hábito regular das práticas desportivas. A PROEST, sensível ao problema, buscou a contratação de Educador Físico e local para as práticas, como também a compra e aquisição de todo o material desportivo necessário; ação esta, que inseriu novas habituações nos discentes e nas suas organizações através da Associação Universitária Atlética da UNCISAL- A.U.A.U.

Outras vantagens também podem ser apontadas tais como: redução de custos com saúde, criação de hábitos positivos, aprendizagem em trabalhos de grupo, melhorando as relações interpessoais, maior facilidade de gerenciamento de tempo, melhoria geral nos indicadores físicos e intelectuais.

 

Programa de Acompanhamento do Egresso – P.A.E

A PROEST está voltada para o desenvolvimento integral do aluno, garantindo-lhe o acesso à permanência e aos direitos sociais, implantando estratégias que possibilitem a efetiva permanência e assim a concretização desses direitos. O PAE é uma dessas ferramentas que permite avaliar a política pedagógica através da inserção e do sucesso do egresso no mercado de trabalho e objetiva pesquisar as intenções para realização de Pós-Graduação.

 

Programa de Permanência Universitária

Através da aplicação do Questionário Geral do Aluno, a PROEST percebeu que um grande número dos discentes da UNCISAL se encontrava em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Tais dados eram conclusivos para a justificativa da evasão e consequentemente inconclusão da formação superior destes alunos.

O Programa de Permanência Universitária tem por objetivo auxiliar financeiramente o acadêmico em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de forma a garantir a sua permanência na Universidade e contribuir para sua formação integral, buscando reduzir os índices de retenção e evasão decorrentes de dificuldades de ordem socioeconômica. O tempo de execução do programa, dos alunos aprovados no processo seletivo do edital, é de um ano.

 

Programa de Mobilidade Estudantil

Este programa tem por objetivo facilitar o intercâmbio de estudantes de Universidades públicas brasileiras. Permite que os alunos realizem, temporariamente, disciplinas de seu curso de graduação em uma outra instituição de ensino superior.

  • Ciências sem Fronteiras;
  • Inglês sem Fronteiras (Governo Federal) e
  • Convênios com ABRUEM.